quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pablo Picasso

Giulia Quarterolo n14


 Foto de Pablo Picasso



 Obra de Picasso, chamada
Guernica, retrata a guerra espanhola.



Nesta imagem, Picasso pinta o retrato de Suzanne Bloch, foi uma das ultimas obras dele na fase azul, e esta exposta no museu do Masp.
  



     Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso, nasceu em Málaga, no dia 25 de outubro  de 1881,filho de María Picasso y López e José Ruiz Blasco, foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.
    Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braques.
   Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, chamada O toureiro. Picasso conservou esse trabalho por toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa. Anos mais tarde pintou outro quadro semelhante.
   Picasso teve várias de fases em sua obra:
  Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a solidão, a morte e o abandono. Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905 - 1906). Trabalhava durante a noite até o amanhecer.
  Na fase rosa há abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, o mundo do circo.
   No cubismo, foi onde Picasso teve mais sucesso em suas obras. Picasso, teve inflûencia africana e colombiana para criar o Cubismo. Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte. Em 1907, com a obra Les Demoiselles d´Avignon, o pintor espanhol começa a elaborar a estética cubista.
   Em 1937, pinta o seu mais famoso mural, que se chama Guernica., durante a sua vida artística, fez ainda releitura de obras de outros pintores famosos, esculturas e também se dedicou á poesia.
 Pablo Picasso, já velho, fez uma operação da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, Picasso morre, na França, no dia 8 de abril de 1973, com 97 anos.


FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso
Livro História da arte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário