quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Jacques Villon- Cubismo

Sabrina G. Leon  29\6E

 Definição do Cubismo: O cubismo é um movimento artistico de origem parinence, em 1907, o cubismo recusa a idéia de arte como imitação da natureza afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório.Cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos nas telas. Dando origem aos quadros cubistas e dando origem também a esse movimento.

                                                                  Jacques Villon


Gaston Emile Duchamp, mais conhecido como Jacques Villon, nasceu no dia 31 de Julho de 1875 em Damville, e morreu no dia 9 de Junho de 1963 em Puteaux. Foi um pintor e ilustrador francês do Cubismo.

Obra de Jacques Villon, pintura do Cubismo.

Seu nome artistico só foi adotado em 1895, seu nome era uma homenagem ao poeta medieval francês François Villon, foi o primeiro filho do casal Eugéne Duchamp e Marie-Caroline-Lucie Nicolle, era irmão do pintor Marcel Duchamp, do escultor Raymond Duchamp- Villon, e da pintora Suzanne Duchamp- Crotti. Teve suas primeiras aulas de arte com seu avô materno, Emile Nicolle, que era artista e comerciante ao mesmo tempo. Em 1984, mudou-se com seu irmão Raymond para Montmartre bairro da cidade de Paris. Estudou dreito na universidade de Paris, mas abandonou os estudoss em 1895, quando adotou seu nome artistico para se dedicar a pratica do desenho e da pintura.
A partir de 1897, começou a produzir ilustrações para "periodicos" (revistas, jornais, publicações) humoristicos de Paris, que caçoavam a religião, o exercito e muitos outros bastiões da moral conservadora da época. Em 1903, ajudou a organizar a seção de desenhos do primeiro Salon d'Automne. Durante os dois anos seguidos, estudou arte na Académie Julian. Em 1906, mudou-se para Puteaux, no subúrbio de Paris.
Durante a primeira guerra mundial, trabalhou como cartógrafo para o exército Sua obra pictórica encontra suas raízes no Cubismo.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo, http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Villon.




Obra de Jacques Villon, Cubismo







Auto retrato de Jacques Villon.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário