sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Michelangelo


Sabrina Leon n° 29 6E

Michelangelo foi um grande artista, cujo nome completo é Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, conhecido por grandes obras, como o teto da Capela Sistina e Pietà. Michelangelo nasceu dia 6 de março de 1475 em Caprese, Itália, e morreu dia 18 de fevereiro de 1564, com 88 anos em Roma, Itália. Michelangelo se ocupava sendo escultor, arquiteto, poeta e pintor. Ele criou dois movimentos estéticos, o Renascimento e o Maneirismo.
Pieta, esposta no museu do Vaticano em Roma, Italia.

Michelangelo

Depois de fixar-se em Roma, sua carreira foi desenvolvida do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo criou varias influências para a arte da Antiguidade clássica. No primeiro, Renascimento, as ideias eram o Humanismo e o Neoplatonismo, centrado na representação de figuras humanas, e principalmente focado no nu masculino. Baseado nestas representações, fez criações na qual se destacaram as esculturas:  Baco, Pietà, David; as duas tumbas Medici e Moisés; entre outros. Tambem remodelou a praça do Capitòlio romano; projetou varios edifícios; e escreveu um grande número de poesias.
Quando Michelangelo ainda era vivo, era considerado o maior artista daqueles tempos e era chamado de o Divino.
Uma de suas maiores obras foi a Pietà, uma escultura que representa Jesus morto, nos braços da Virgem Maria.
Em 1534, ainda com muitos trabalhos em andamento, Michelangelo mudou-se para Roma. Ali, seu primeiro projeto foi a remodelação da praça na Colina do Capitólio.

Criação de Adão, Michelangelo, esposto na capela Sistina em Roma, Italia

Michelangelo foi um dos poucos artistas no mundo que pode penetrar na cultura popular e criar um folclore a seu respeito. Criou até uma pintura na qual representa a mão do homem e a mão de Deus, se tocando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário