segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aleijadinho

      Giulia n14



 Retrato de Aleijadinho.




  Igreja de São Francisco.


   Um dos doze profetas.


  Nossa Senhora das dores.




          Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, nasceu em Vila Rica no dia 29 de agosto de 1730 , foi um escultor, entalhador, desenhista e arquiteto brasileiro, é sem dúvida, o artista colonial mais estudado e conhecido. Seu pai era um grande arquiteto, Manuel Francisco da Costa Lisboa e sua mãe era uma escrava africana chamada Izabel.
        Quando Aleijadinho fez uma rápida ida ao Rio de Janeiro, para estudar, ele acabou apaixonando-se, casando-se e tendo um filho com uma mulher chamada Narcisa Rodrigues da Conccição, seu filho teve o mesmo nome de seu pai,  Manoel Francisco Lisboa, e também virou artista.
        Com aproximadamente quarenta anos de idade Aleijadinho começou a desenvolver uma doença, ele sentia dores internas, os dedos dos pés e das mãos começaram a cair e seu corpo ficou deformado, acreditam que o nome desta doença seja Lepra nervosa. Para poder trabalhar, um ajudante amarrava as ferramentas de trabalho nas mãos de Aleijadinho. Dessa doença em seu corpo veio seu apelido Aleijadinho. Por essa doença, Aleijadinho só trabalhava de noite, pois tinha vergonha de que as pessoas o observassem com o seu corpo deformado.
       Quando Aleijadinho ficou bem velho, sua saúde piora e de 1812 á 1814 quem cuida de Aleijadinho é sua nora Joana. Aleijadinho morreu em 18 de Novembro de 1814, com aproximadamente oitenta e quatro anos, morreu pobre e apenas com a sua nora, pois seu filho abandonou-o.
    
     Umas de suas obras mais famosas são: 
      - Ùltima ceia
      - Doze profetas
      -Nossa Senhora das Dores
      -Arquitetou a igreja São Francisco.


   Fontes: http://www.klickeducacao.com.br/
               http://www.p//pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:SFrancisOuroPreto-CCBY.jpg
               http://www.http//pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho
               http://www.http//camaracongonhas.mg.gov.br/aleijadinho.htm
               livro: Aleijadinho  
          




Nenhum comentário:

Postar um comentário