quarta-feira, 16 de março de 2011

Vestuários e Adornos do Egito Antigo

Lúcia- 21

  De início, os homens vestiam apenas um daiu - tanga branca de algodão ou linho. Mais tarde, passaram a usar tangas maiores, saias ou aventais. Os egípcios mais ricos acrescentavam a esse traje uma camisa transparente ou um casaco.
   As mulheres egípcias usavam vestidos de alça retos e justos, que iam do peito aos tornozelos. Mais tarde, acrescentaram mantos coloridos com bainhas bordadas. Enegreciam as sobrancelhas e contornavam os olhos com um pigmento verde. Pintavam os lábios de vermelho e usavam uma tintura extraída da planta hena para colorir as unhas de amarelo ou laranja.
   Os egípcios de antigamente usavam colares, anéis, brincos que poderiam ser de ouro ou de contas. As deusas egípcias costumavam usar braceletes,tiaras ou, penachos (algo desse gênero) e também anéis, brincos, colares ... Diferentemente de serem homens ou mulheres, todos os da alta sociedade usavam perucas em ocasiões especiais. Era comum,os egípcios ficarem descalços e só colocarem suas sandálias quando necessário. Algumas mulheres usavam um objeto na cintura que se parecia com uma faixa.

Adorno em forma de serpente ostentado em coroas dos deuses e faraós do antigo Egito.


Fontes:

www.pedalnaestrada.com.br

Um comentário: