sábado, 12 de março de 2011

Curiosidades dos adornos e vestuários do antigo Egito

Giulia n 14 

  
Anél com símbolo de escaravelho, feito de Lápis-lazuli
   No antigo Egito a roupa era um divisor das classes sociais. As classes mais altas (ricas) as roupas eram muito mais luxuosas, enquanto as classes baixas ( pobres) muitas vezes andavam nus.
       Os Egipcios adoravam usar bastante adornos: pulseiras, braceletes, colares, brincos, anéis, tornoseleiras, tiaras, peitorais entre outros, tudo bem saliente. Os mais ricos usavam adornos de ouro, e os mais pobres usavam adornos de cerâmica ou bronze.
    Existe uma pedra chamada Lápis-lazuli, que era usada para fazer amuletos e ornamentos.
    As jóias ( adornos) eram compostas por símbolos: escaravelho, flor de lótus, serpente, esfinge... 
    A rainha sempre quando aparecia em público usava uma maquiagem preta envolta dos olhos, os criados da rainha que a maquiavam, quanto mais saliente fosse a maquiagem, era melhor.
    As crianças não usavam roupas até por conta da alta temperatura, na adolescência
 usavam na escola uma saia para as meninas, e uma tanga para os meninos.
     Os homens e as mulheres tinham costume de raspar o cabelo para evitar piolho, para protegerem suas cabeças dos raios solares usavam perucas, as perucas eram feitas de cabelos naturais, e as formas e estilos variavam conforme a moda.
     As sandálias não eram usadas propriamente para o ir e vir, mas apenas nos momentos convenientes. O homen do povo levava suas sandálias na mão ou penduradas a um cajado e só se calçava quando chegava ao seu destino. Alguns calçados eram feitos de papiro trançado, de couro ou até mesmo com solado e correias de ouro.
      Os trabalhadores usavam apenas um saio cortado simplesmente, mantido por um cinturão da largura de uma mão, sem bordados ou enfeites.
     As bailarinas profissionais podiam usar, como as mulheres, um vestido tranparente, mas também podiam se apresentar sem roupa, usando apenas algumas jóias, um cinto, colar, braceletes e brincos.

Fontes: http://www.google.com.br/
          http://www.wikipedia.com.br/
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário