quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Juan Gris

Laura no 18

Jose Victoriano Gonzalez-Perez mais conhecido por Juan Gris nasceu em 23 de marco de 1887 em Madrid e morreu em 11 de maio de 1927 em Paris com 40 anos de insuficiencia renal, ele foi um pintor e escultor espanhol. Suas principais obras sao Le Chanteuse e O Violino. Em 1912 ele tinha desenvolvido um estilo cubista pessoal.
Le Chanteuse de Juan Gris

O Violino de Juan Gris


fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Juan_Gris

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Jacques Villon- Cubismo

Sabrina G. Leon  29\6E

 Definição do Cubismo: O cubismo é um movimento artistico de origem parinence, em 1907, o cubismo recusa a idéia de arte como imitação da natureza afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório.Cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos nas telas. Dando origem aos quadros cubistas e dando origem também a esse movimento.

                                                                  Jacques Villon


Gaston Emile Duchamp, mais conhecido como Jacques Villon, nasceu no dia 31 de Julho de 1875 em Damville, e morreu no dia 9 de Junho de 1963 em Puteaux. Foi um pintor e ilustrador francês do Cubismo.

Obra de Jacques Villon, pintura do Cubismo.

Seu nome artistico só foi adotado em 1895, seu nome era uma homenagem ao poeta medieval francês François Villon, foi o primeiro filho do casal Eugéne Duchamp e Marie-Caroline-Lucie Nicolle, era irmão do pintor Marcel Duchamp, do escultor Raymond Duchamp- Villon, e da pintora Suzanne Duchamp- Crotti. Teve suas primeiras aulas de arte com seu avô materno, Emile Nicolle, que era artista e comerciante ao mesmo tempo. Em 1984, mudou-se com seu irmão Raymond para Montmartre bairro da cidade de Paris. Estudou dreito na universidade de Paris, mas abandonou os estudoss em 1895, quando adotou seu nome artistico para se dedicar a pratica do desenho e da pintura.
A partir de 1897, começou a produzir ilustrações para "periodicos" (revistas, jornais, publicações) humoristicos de Paris, que caçoavam a religião, o exercito e muitos outros bastiões da moral conservadora da época. Em 1903, ajudou a organizar a seção de desenhos do primeiro Salon d'Automne. Durante os dois anos seguidos, estudou arte na Académie Julian. Em 1906, mudou-se para Puteaux, no subúrbio de Paris.
Durante a primeira guerra mundial, trabalhou como cartógrafo para o exército Sua obra pictórica encontra suas raízes no Cubismo.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo, http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Villon.




Obra de Jacques Villon, Cubismo







Auto retrato de Jacques Villon.


















Pablo Picasso

Giulia Quarterolo n14


 Foto de Pablo Picasso



 Obra de Picasso, chamada
Guernica, retrata a guerra espanhola.



Nesta imagem, Picasso pinta o retrato de Suzanne Bloch, foi uma das ultimas obras dele na fase azul, e esta exposta no museu do Masp.
  



     Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso, nasceu em Málaga, no dia 25 de outubro  de 1881,filho de María Picasso y López e José Ruiz Blasco, foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.
    Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braques.
   Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, chamada O toureiro. Picasso conservou esse trabalho por toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa. Anos mais tarde pintou outro quadro semelhante.
   Picasso teve várias de fases em sua obra:
  Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a solidão, a morte e o abandono. Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905 - 1906). Trabalhava durante a noite até o amanhecer.
  Na fase rosa há abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, o mundo do circo.
   No cubismo, foi onde Picasso teve mais sucesso em suas obras. Picasso, teve inflûencia africana e colombiana para criar o Cubismo. Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte. Em 1907, com a obra Les Demoiselles d´Avignon, o pintor espanhol começa a elaborar a estética cubista.
   Em 1937, pinta o seu mais famoso mural, que se chama Guernica., durante a sua vida artística, fez ainda releitura de obras de outros pintores famosos, esculturas e também se dedicou á poesia.
 Pablo Picasso, já velho, fez uma operação da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, Picasso morre, na França, no dia 8 de abril de 1973, com 97 anos.


FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso
Livro História da arte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso
 

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fernand Léger

Juliana 17/ Cubismo

Fernand Léger



Foto de Fernand Léger.


Nascido na Baixa-Normandia 4 de fevereiro de 1881, iniciou a sua formação artística aos catorze anos, sendo aprendiz de um arquiteto em Caen. Em 1900 foi para Paris, onde ingressou na Escola de Artes Decorativas. Entre 1909 e 1910, realizou a sua primeira grande obra Nus no bosque, uma pintura onde são notáveis as aspirações impressionistas.
A partir de 1911, conheceu Pablo Picasso e Georges Braque, os quais lhe transmitiram influências cubistas, nas quais se aplicou e trabalhou durante a maior parte da sua carreira artística.
Em 1914, com o início da Primeira Grande Guerra, Léger foi chamado para a guerra. Após esta etapa da sua vida, a sua pintura passou a representar a sua admiração pelos objectos mecânicos, tendo especial interesse pelos tanques de guerra.
A partir de 1920, predomina em sua obra a figura humana enquadrada por elementos industriais. 
Devido à Segunda Grande Guerra, foi para, Estados Unidos da América, onde foi professor na Universidade de Yale e no Mills College, tendo voltado para França em 1945.
De volta à sua terra natal, concebeu os vitrais da Igreja Sacre Crer e um painel para o Palácio das Nações Unidas de Nova Iorque.
Pintou, em 1954, o seu mais conhecido quadro: A grande parada.
Em 1955, ano do seu falecimento, foi homenageado com o prémio da Bienal de São Paulo.

As principais obras de Fernand Léger


                                                       A Grande Parada , 1954, exposto no Museu Guggenheim em Nova Iorque

                                                   






Nus no bosque. Obra foi realizada entre 1909-1910




Tapeçaria, 1961( não sabemos onde está a obra)




 composição, 1936, MAC-SP

Fonte: Museu arte contemporânea São Paulo -MAC/www.macvirtual.usp.br
Museu Nacional de Fernand Leger -www.rmn.fr
pt.wikipedia.org


domingo, 23 de outubro de 2011

Lúcia n°21


Cubismo - Histórico

Tela Les Demoiselles d'' Avignon
O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas. Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases: Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somente apreciar a obra, mas também de decifra-la, ou melhor, analisa-la para entender seu significado. Já no segundo período, a partir de 1912, surge a reação a este primeiro momento, o Cubismo Sintético, onde as cores eram mais fortes e as formas tentavam tornar as figuras novamente reconhecíveis através de colagens realizadas com letras e também com pequenas partes de jornal.Na Europa está o maior número de artistas que se destacaram nesta manifestação artística, entre eles os mais conhecidos além dos precursores Pablo Picasso e Braque são: Albert Gleizes,  Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.
 Somente após a Semana de Arte moderna de 1922 o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mas mesmo assim ainda não encontramos artistas com características exclusivamente cubistas em nosso país. 

Tela O Gato Laranja