segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aleijadinho

      Giulia n14



 Retrato de Aleijadinho.




  Igreja de São Francisco.


   Um dos doze profetas.


  Nossa Senhora das dores.




          Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, nasceu em Vila Rica no dia 29 de agosto de 1730 , foi um escultor, entalhador, desenhista e arquiteto brasileiro, é sem dúvida, o artista colonial mais estudado e conhecido. Seu pai era um grande arquiteto, Manuel Francisco da Costa Lisboa e sua mãe era uma escrava africana chamada Izabel.
        Quando Aleijadinho fez uma rápida ida ao Rio de Janeiro, para estudar, ele acabou apaixonando-se, casando-se e tendo um filho com uma mulher chamada Narcisa Rodrigues da Conccição, seu filho teve o mesmo nome de seu pai,  Manoel Francisco Lisboa, e também virou artista.
        Com aproximadamente quarenta anos de idade Aleijadinho começou a desenvolver uma doença, ele sentia dores internas, os dedos dos pés e das mãos começaram a cair e seu corpo ficou deformado, acreditam que o nome desta doença seja Lepra nervosa. Para poder trabalhar, um ajudante amarrava as ferramentas de trabalho nas mãos de Aleijadinho. Dessa doença em seu corpo veio seu apelido Aleijadinho. Por essa doença, Aleijadinho só trabalhava de noite, pois tinha vergonha de que as pessoas o observassem com o seu corpo deformado.
       Quando Aleijadinho ficou bem velho, sua saúde piora e de 1812 á 1814 quem cuida de Aleijadinho é sua nora Joana. Aleijadinho morreu em 18 de Novembro de 1814, com aproximadamente oitenta e quatro anos, morreu pobre e apenas com a sua nora, pois seu filho abandonou-o.
    
     Umas de suas obras mais famosas são: 
      - Ùltima ceia
      - Doze profetas
      -Nossa Senhora das Dores
      -Arquitetou a igreja São Francisco.


   Fontes: http://www.klickeducacao.com.br/
               http://www.p//pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:SFrancisOuroPreto-CCBY.jpg
               http://www.http//pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho
               http://www.http//camaracongonhas.mg.gov.br/aleijadinho.htm
               livro: Aleijadinho  
          




sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Michelangelo


Sabrina Leon n° 29 6E

Michelangelo foi um grande artista, cujo nome completo é Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, conhecido por grandes obras, como o teto da Capela Sistina e Pietà. Michelangelo nasceu dia 6 de março de 1475 em Caprese, Itália, e morreu dia 18 de fevereiro de 1564, com 88 anos em Roma, Itália. Michelangelo se ocupava sendo escultor, arquiteto, poeta e pintor. Ele criou dois movimentos estéticos, o Renascimento e o Maneirismo.
Pieta, esposta no museu do Vaticano em Roma, Italia.

Michelangelo

Depois de fixar-se em Roma, sua carreira foi desenvolvida do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo criou varias influências para a arte da Antiguidade clássica. No primeiro, Renascimento, as ideias eram o Humanismo e o Neoplatonismo, centrado na representação de figuras humanas, e principalmente focado no nu masculino. Baseado nestas representações, fez criações na qual se destacaram as esculturas:  Baco, Pietà, David; as duas tumbas Medici e Moisés; entre outros. Tambem remodelou a praça do Capitòlio romano; projetou varios edifícios; e escreveu um grande número de poesias.
Quando Michelangelo ainda era vivo, era considerado o maior artista daqueles tempos e era chamado de o Divino.
Uma de suas maiores obras foi a Pietà, uma escultura que representa Jesus morto, nos braços da Virgem Maria.
Em 1534, ainda com muitos trabalhos em andamento, Michelangelo mudou-se para Roma. Ali, seu primeiro projeto foi a remodelação da praça na Colina do Capitólio.

Criação de Adão, Michelangelo, esposto na capela Sistina em Roma, Italia

Michelangelo foi um dos poucos artistas no mundo que pode penetrar na cultura popular e criar um folclore a seu respeito. Criou até uma pintura na qual representa a mão do homem e a mão de Deus, se tocando.




domingo, 21 de agosto de 2011

Gian Lorenzo Bernini

Juliana n-17

Gian Lorenzo Bernini


São Jeronimo ajoelhado diante de um crucifixo



Realizada em Paris em 1665, a pedido de Luis XV. Este São Jerônimo é um fator chave para a compreensão do estilo visual do artista e da gênese da pintura barroca em  Roma. Esta obra se encontra no museu do Louvre em Paris.

fonte : http://www.louvre.fr/

Gian Lorenzo Bernini (Fonte do estudo )

Juliana n-17
Gian Lorenzo Bernini

Fonte de estudo:
Http/pt.wikipedia.wiki/Gian_Lorenzo_Bernini
www.vatican.va/
http://www.louvre.fr/


Estilo Barroco Gian Lorenzo Bernini

Juliana n-17
O que é o estilo Barroco?

Barroco é o nome dado ao estilo artitico que nasceu entre o final do século XVI e inicio do século XVIII, na Itália, difundindo-se pelos países catolicos da Europa e da América.

Quem é Gian Lorenzo Bernini?

Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles em 7 de dezembro de 1598, faleceu em Roma em 1680. Foi um importante artista do Barroco italiano trabalhando principalmente na cidade de Roma. Foi escultor, pintor, arquiteto, desenhista e cenógrafo.


 
auto retrato de Gian Lorenzo Bernini











Principais Trabalhos:

Praça de São Pedro

A Praça de São Pedro ( Piazza di San Pietro) . Foi desenhada por Bernini no século XVIII em estilo clássico mas com adições do barroco. Ergue-se um obelisco do Antigo Egito no centro.
O estilo clássico pode ser apreciado na colunata dórica que enquadra a entrada trapezoide para a Basílica e a grande área oval que a precede. A parte oval da praça reflete o estilo barroco, próprio da época .



Praça de São Pedro (Piazza de San Pietro) em frente a basilica de São Pedro no Vaticano
Arquiteto Gian Lorenzo Bernini.

O Êxtase de Santa Tereza
O Êxtase de Santa Teresa é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini(1598-1680) um dos maiores escultores do século XVII, representando a experiência mística de Santa Teresa de Avila trespassada por uma seta de amor divino por um anjo, realizada para a capela do cardeal Federico Cornaro. A madre Teresa de Jesus, nascida Teresa de Cepeda y Ahumada morreu em Alba de Tormes em 4 de Outubro de 1582.
Esculpida durante o período de 1645-1652, seguindo as tendências do estilo barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, Igreja  de Santa Maria de La Vitorria, Roma.A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra sensibilidade, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas.


                                                                         êxtase de Santa Teresa 1645-1652.
Habacuc e o Anjo
O Papa Alexandre VII em 1655 pede a Gian Lorenzo Bernini a estátua de Habacuc e o Anjo, para a Capela Chigi, na Igreja de Santa Maria del Popolo, hoje a estátua se encontra no Museu de arte Sacra do Vaticano.
                                                                             Habacuc e o Anjo


sábado, 20 de agosto de 2011

Tintoretto

Ele também era conhecido como Jacopo Comin, nasceu em Veneza no ano de 1518 e morreu em 1594 no rota ele viveu 76 anos.Jacopo foi um dos pintores mais Radicais do Manerissìmos.por causa da sua energia foi denominado de II Furioso.Por cauda da sua maneira de pintar e usar a luz foi um dos percursseres do Barroco.Seu pai era um tintore.nisso valeu o apólogo de Tintoretto.Seu pai se chamava Jacopo.

Lúcia n°21 - Andrea Pozzo

Andrea Pozzo foi um religioso jesuita italiano. Ele morreu aos 67 anos. Nasceu em 1642 (em Trento) e morreu em 1709 (em Viena). Realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, que se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade. Sua obra mais destacada é A Glória de Santo Inácio. Outras obras principais, fora o afresco monumental da Igreja de Jesus (Roma), são Jesus-Menino adormecido sôbre a Cruz, em Dresden; retrato de um jesuíta, em Florença; a capela da Anunciação na Igreja de Santo Inácio; o altar do fundador da Companhia na Igreja de Jesus (Roma) e os projetos (desenhos) para as duas fachadas de S. João Latrão, também em Roma. A convite do Imperador Leopoldo da Áustria mudou-se para Viena em 1703 e ali pintou os afrescos da Igreja Jesuíta (atual capela da Universidade). Na cidade, executou afrescos para o palácio Liechtenstein que mostram os trabalhos de Hércules. De 1676 a 1678 decorou a igreja jesuíta de São Francisco, em Mondoví. É registrado por Adolphe Siret como padre jesuíta, que estudou pintura em Milão e entrou para o noviciado da Companhia de Jesus como irmão leigo aos 23 anos. Além de pintor, foi arquiteto e teórico de arte e deixou um tratado, Prospettiva de pittori e architetti, publicado em Roma em 1693.


A Glória de Santo Inácio


             http://bar-roco.blogspot.com/

Commons

Rembrandt Harmenszoon Van Rijn


Laura n. 18
Rembrandt Harmenszoon Van Rijn


Rembrandt Harmenszoon Van Rijn nasceu em 15 de julho de 1606  foi um pintor e  gravador neerlandes.
Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Seculo de Ouro dos Paises Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura neerlandesa—particularmente a pintura—atingiram seu ápice.

Suas principais obras sao A Ronda Nocturna e Aula de Anatomia do Dr. Tulp.



                                                           


Rembrandt Harmensz. van Rijn 007.jpg
Aula de Anatomia Do Dr. Tulp
    A obra retrata uma aula de anatomia do doutor Nicolaes Tulp. O corpo que aparece no quadro é de um marginal que havia sido condenado à morte por assalto a mão armada no dia anterior à aula. Aulas de anatomia realmente existiam e aconteciam em anfiteatros,dadas por doutores anatomistas.                                            

The Nightwatch by Rembrandt.jpg
A Ronda Nocturna

A ronda nocturna é uma dos quadros mais representativos da obra pictórica de Rembrandt, pelas novidades compositivas e técnicas que achega. É a contribuição do gênio holandês à pintura barroca. Não é o único retrato coletivo que realiza Rembrandt e, embora relevantes, o autor preferiu os retratos unipessoais e de pequenas dimensões.

                                                   
Fontes : http://pt.wikipedia.org/wiki/Rembrandt