domingo, 29 de maio de 2011

grecia e roma antiga

Juliana-17
Escultura Grega 
A arte grega assume traços e características que variam ao longo do tempo.
Umas das mais interesantes características da arte grega é a preocupação em se pensar e relatar as ações humanas.
No período arcaico eram comuns esculturas de jovens e deuses, no período clássico a escultura tem mais movimento e detalhes do corpo humano.
As esculturas eram expostas nos espaços públicos e em geral eram encomendadas pela cidade, por decisão do conjunto de cidadãos.


Afrodite, conhecida como a "Vênus de Milo" 
Esta estátua de uma deusa graciosa, tem intrigado e fascinado desde a sua descoberta na ilha de Milos, em 1820. Trata-se de Afrodite, que era muitas vezes retratada semi-nua, ou a deusa do mar Anfitrite, que era venerada em Milo? A estátua  reflete escultura durante o final do Período helenístico: clássico na sua essência, com características inovadoras como a composição em espiral, o posicionamento no espaço, e da queda do tecido drapeado sobre os quadris.



Aphrodite, known as the "Venus de Milo"Late 2nd century BC
© R.M.N./Arnaudet - J. Schormans
fonte: www.louvre.fr/
segunda fonte: A Grecia antiga/Marcelo Rede

grécia e roma antiga

Juliana-17

Escultura Greco-Romana
1º século aC- 2º século dC
Roma conquistou a Grécia no primeiro século Ac . Estilo artístico de Roma foi  influênciado pelo estilo grego.
Cópias das  esculturas romanas, muitas vezes fornecem informações sobre as esculturas em bronze antigas que já não existem.

Uma estátua de mármore como a que está em esposição no museo britânico em Londres Na sala 23,  pode ter sido inspirada pela estátua grega em  bronze perdida,  de um 'diadoumenos' (vitória de um atleta), criado pelo escultor Polykleitos no século V aC


(estátua de Dionísio 1250 aC)
fonte:site do museo britanico(http://www.britishmuseum.org/)


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Esculturas da Grécia Antiga

Lúcia n°21

A escultura é uma das mais importantes expressões artisticas da cultura grega. Exerceu decisiva influência sobre a arte romana. Escultura da Grécia Antiga é uma expressão que usuamlmente se refere às obras escultóricas criadas na Grécia entre o período Dedálico (c. 600-650 a.C.), quando a arte grega começou a formar um estilo próprio original. Foram poucas as esculturas que sobreviveram ao tempo. As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras o máximo do real, utilizando recursos e detalhes. A temática mais utilizada foi a religiosa, principalmente, as represntações de deuses e deusas.



Escultura grega

Fontes: Wikipédia
Site: http://www.suapesquisa.com.br/

sábado, 14 de maio de 2011

Grecia e Roma antiga 2 bimestre

           Laura 18

As estatuas produzidas no periodo classico (seculo 2 e 4 a.C) representam uma ruptura com o que vinha sendo feito na Grecia ate' entao. Elas mostram um maior interesse nas feicoes, que passam a retratar  emocoes, e nas formas e poses,que buscam dar a impressao de movimento- caracteristicas que posteriomente  tiveram enorme influencia sobre os artistas do Renascimento e do meoclassicismo. Entre os exemplos de obras gregas classicas estao o Diadumeno, de Policleto e Afrodite de Cnido, de Praxiteles que sobrevivem atraves de copias.

fontes: Revista Historia